sábado, 11 de junho de 2011

Movimento Jacobina Agoniza cobra instalação da UPA e Lacen

Membros do movimento “Jacobina Agoniza”, juntamente com os diretores Antenor Machado e Vanderson Lima do Sindisamu 192, estiveram na Secretaria de saúde do estado da Bahia, onde foram recebidos pela Dra. Suzana Ribeiro, subsecretaria de saúde do estado e pela Dra. Alcina Romero, coordenadora de urgência e emergência, solicitando que o estado implante em Jacobina uma UPA e um LACEN estaduais, repassando ainda informações  das dificuldades vividas pela população de Jacobina e toda à região no acesso à saúde.


As mesmas demonstraram bastante conhecimento da realidade local, informando ao movimento que infelizmente o estado não pode passar por cima do município, pois cada ente federativo tem suas responsabilidades, já tendo inclusive ofertado esses serviços ao município e não obtendo resposta positiva por parte de sua gestora. Questionadas em relação a SAMU 192, elas também informaram saber que as ambulâncias estão funcionando de forma irregular e que já está em andamento uma auditoria investigatória, onde o município de Jacobina corre o risco de perder o status de saúde plena, bem como as duas ambulâncias do SAMU, pois seu funcionamento, tal como está ocorrendo,  descumpre totalmente a legislação vigente, já tendo inclusive repassado essa informação a administração local.

O movimento também buscou apoio de alguns parlamentares, a exemplo dos deputados Roberto Carlos e Neusa Cadore e do Presidente da Assembléia Legislativa, Marcelo Nilo, para que se implante em Jacobina o Hospital Geral do Piemonte da Diamantina, pois esse é um sonho de toda a população da região, sendo inclusive, a obra  colocada como prioridade no PPA participativo do território.

Os mesmos solicitaram que o movimento encaminhe oficialmente tais solicitações, se colocando à disposição da população, e que iriam repassar essa demanda  ao Governador Jaques Wagner.



































Nenhum comentário: