terça-feira, 14 de junho de 2011

Audiência Pública sobre impacto da mineração acontece na Câmara de Vereadores de Jacobina


No último dia 08, às 09h30, aconteceu na Câmara de Vereadores de Jacobina, AUDIÊNCIA PÚBLICA organizada pelas CPT's e Dioceses de Juazeiro, Senhor do Bonfim e Ruy Barbosa, tendo várias outras entidades apoiando o evento, onde foi discutido casos emblemáticos vividos pelas comunidades diretamente impactadas pelas seguintes mineradoras:
a) YAMANA GOLD – Comunidades de Jabuticaba, Itapicuru e Canavieiras;
b) FERBASA – Comunidades de Brejo Grande em Campo Formoso e Andorinhas;
c) QGN – Itapura, Miguel Calmon 
d) Moradores da macro região de Juazeiro.                                     


Além dos depoimentos dos casos emblemáticos, também o grande público presente, teve a oportunidade de narrar suas denúncias que foram ouvidas pela Drª Promotora do Meio Ambiente, Andréa Scaff.
A Sociedade Civil e entidades presentes à Audiência Pública tiraram um documento com várias reivindicações que foram entregues a Promotora e aos Vereadores.








Após a realização da Audiência, quatro ônibus com representantes das comunidades que estiveram participando da reunião, se dirigiram para a Canavieiras, que é uma das comunidades impactadas pela mineradora canadense Yamana Gold e bloquearam o acesso a Mina.
O protesto foi das 14h00 às 16h00, horário em que a Empresa faz a troca do turno, conhecido na região como “Corujinha” dos mais de 1 mil funcionários diretos da Empresa e dos funcionários das “gatas” que prestam serviços a Yamana.

Durante o protesto, mais de 200 pessoas presentes cantavam, recitavam e gritavam palavras de Ordem na maior civilidade e paz. Fomos procurados por alguns funcionários da Empresa, abrindo assim o canal de discussão e solicitamos a presença dos Diretores da Empresa, o qual foram informados que o Marins, Diretor Administrativo, não se encontrava na Empresa e inicialmente o Luiz Fregadolli se dispôs a receber a Comissão de negociação. A Comissão lhe entregou um documento solicitando vários encaminhamentos o qual prometeu na próxima terça feira, dia 14, responder a Comissão. (colaboração: Almacks Luiz)


Nenhum comentário: