quarta-feira, 1 de junho de 2011

Amauri Teixeira (PT-BA) parabeniza o Irecê pelos 78 anos


O Deputado Amauri Teixeira ocupou a tribuna para registrar a passagem dos 78 anos de aniversário da nossa querida Irecê, a “Cidade do Feijão” e “Capital Mundial da Mamona”.

Situado a 478 km da cidade de Salvador, o município de Irecê fica na zona fisiográfica da Chapada Diamantina Setentrional, abrangendo toda a área do Polígono das Secas. Pertence à bacia do São Francisco.

A Cidade ocupa posição de status por ser a maior cidade da microrregião, tendo a maior população, e por ser a mais evoluída tecnologicamente.O Parlamentar lembra que Irecê foi uma das primeiras cidades brasileiras a ser visitada pela Presidente Dilma Roussef, em fins de fevereiro desse ano, ocasião em que anunciou o aumento da Bolsa-Família.

A microrregião de Irecê é composta por 19 municípios, segundo o IBGE. E Amauri Teixeira saudou os municípios de América Dourada, Uibaí, Canarana, Ibititá, Lapão, Jussara, Itaguaçu da Bahia, Jussara e Cafarnaum.

Informa ainda o Deputado Amauri Teixeira que Irecê é famosa e reconhecida pelo grande potencial agrícola e agropecuário, grande produtora de cenouras, hortigranjeiros em geral e feijão, tendo inclusive recebido o título de "Cidade do Feijão" pelas grandes safras colhidas desde o início da década de 1990. Além do feijão, também é reconhecida hoje por ser a capital mundial da Mamona.

Na educação, cidade possui um campus avançado da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e um campus da Universidade Estadual da Bahia (UnEb), além da inauguração, pelo ex-Presidente Lula, do Instituto Federal de Tecnologia – IFBA. Conta ainda com faculdades particulares: Anhanguera, Uessba, Unopar, Eadcon e FTC ead, colégios estaduais como o Modelo um dos maiores, e programas como a TV Irecê que capacita jovens na área de Audiovisual, rádio, gráfica e webdesigner.

A Cidade de Irecê ocupa a décima sétima colocação no IDEB entre todas as cidades da Bahia. Esses avanços vêm proporcionando abertura para receber novos projetos educacionais, um deles é o Projeto UCA, Um Computador por Aluno.

A Escola Municipal Duque de Caxias, próxima ao terminal rodoviário, está como Projeto Piloto. Recebeu 500 laptops, todos com software livre, Metasys, que farão parte do cotidiano dos alunos e professores. Os professores estão fazendo a formação do Proinfo para poder lhe dar com as máquinas.

Em meio a poesias recitadas pelo diretor municipal de Cultura e poeta André Marques e músicas do cantor e compositor Paulo Gabiru, ambos homenageando o Velho Chico, os convidados apreciaram fotografias do Rio São Francisco e seus personagens ribeirinhos. Ainda ocorre a III Copa de Futebol de Base; Shows musicais e muita animação.

Estão de parabéns o Prefeito Zé das Virgens, principalmente pelo anúncio do pacote de obras e ações orçado em mais de R$ 8 milhões; o meu amigo Saulo Dourado; sua esposa Aline Dourado; o nobre Secretário de Administração e Fazenda, Alcides Cavalcante; a Secretária de Saúde Ana Cácia; o deputado Joacy Dourado; o nobre presidente da Câmara de Vereadores, o ilustre vereador Tertinho; o vereador Erício Batista; meu amigo Dr. Jair Ferreira da Dires; Dr. Severino Abreu, diretor do Hospital Regional à Ana Cácia e demais lideranças daquele Município e toda a comunidade irecêense”.

Da assessoria do deputado Amauri Teixeira

Nenhum comentário: