quarta-feira, 1 de junho de 2011

Apesar das denúncias de corrupção, Blatter é reeleito e comandará a Fifa até 2015


Alessandro Della Bella/EFE
Blatter assume novo mandato com o objetivo de limpar a imagem da Fifa


Publicidade
O suíço Joseph Blatter foi reeleito nesta quarta-feira (1º) para mais quatro anos como presidente da Fifa, cargo que ocupa desde 1998.

Aos 75 anos, 36 deles como funcionário da entidade, ele tem como principal desafio limpar o nome da entidade, manchado nas últimas semanas por uma série de denúncias de corrupção ligadas à escolha das sedes das Copas do Mundo de 2018, que será na Rússia, e 2022, no Qatar.
 
Blatter foi reeleito por aclamação, com 186 votos em 208 possíveis. Seu único adversário, o qatariano Mohammad Bin Hamman, retirou a candidatura diante de denúncias de que ele teria oferecido dinheiro a uma série de membros do Comitê Executivo para levar a Copa de 2022 para seu país.
Antes disso, outros membros do comitê haviam sido acusados de pedir propina à Inglaterra para votar no país na escolha para 2018. Entre eles está o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que negou a denúncia, disse que apoiou a candidatura conjunta de Espanha e Portugal, também derrotada, e afirmou que era apenas “conversa mole” dos ingleses para justificar a falta de votos – apenas dois, sendo um do próprio presidente da Federação Inglesa, David Bernstein.

Antes mesmo de ser eleito, em discurso, Blatter disse que seu foco no próximo mandato será a criação de uma política de "tolerância zero" com a corrupção no futebol, que inclui esforços para evitar, além de denúncias de compra de votos, escândalos de apostas ilegais e manipulação de resultados.(R7.com)

Nenhum comentário: