terça-feira, 20 de março de 2012

Jovem de Bandiaçu distrito de Conceição do Coité participará de Concurso Miss surda Brasil no Ceará representando o Estado da Bahia


Foto: Reprodução
 Deiziane Mota é uma jovem de 24 anos natural de Conceição do Coité que tem uma trajetória de vida que serve de exemplo para muitos jovens de sua idade. Ela é filha da batalhadora Marli Mota atual presidenta da Associação de Jovens de Bandiaçu. Mãe de Três filhas, Marli travou uma luta iniciada com as ações voluntárias do Grupo Despertar do Silêncio na tentativa de fazer com que toda a sociedade perceba que o portador de necessidade especial, mesmo tendo alguma limitação é capaz de desenvolver o seu potencial de inteligência desde que tenha as devidas condições de igualdade.
Deize,como é carinhosamente chamada, nasceu surda, mas a deficiência auditiva não a impediu de traçar metas e de batalhar para conseguir alcançar os seus objetivos. A mesma atua como instrutora de Libras, fazendo o Atendimento Educacional Especializado para alunos surdos no Colégio Estadual de Bandiaçu em parceria com a sua mãe e sua irmã Samara Mota. Recentemente foi aprovada no ENEM para cursar Biologia no Instituto Federal de Santa Inês, porém a mesma optou por desistir do curso e continuar o seu trabalho e também porque não havia interprete para ela, e o seu objetivo é cursar Letras Libras e se qualificar melhor para continuar desenvolvendo o seu trabalho de professora de Língua Brasileira de Sinais.
Também desenvolve ações de parceria com entidades públicas, privadas e não governamentais oferecendo o curso de Libras para as pessoas das instituições possam atender bem os surdos e dá-lhes atendimento digno nos diversos espaços sejam eles públicos ou privados.
A decisão de participar do Concurso Miss Surda Brasil foi da própria Deize incentivada por colegas de rede social na Internet. A mesma já participou de diversos eventos semelhantes em Coité e em cidades vizinhas demonstrando a todos que a inclusão precisa sair das páginas de papel e passar a ser um direito de fato. 


Foto: Reprodução
Recentemente ela ficou na segunda colocação no miss Coité, porém ela não se importou com o resultado, pois ela quer novamente mostrar  para o mundo que as pessoas com  deficiências são capazes só lhes faltam oportunidades. A jovem Deize tirou essas conclusões a partir de diversos congressos internacionais que pôde prestigiar juntamente com sua mãe onde ela descobriu que tudo é possível quando nós queremos.
Deiziane por ser surda passou por várias decepções em concursos públicos com anulações de suas provas, porém em 2011 ela deu a volta por cima e passou no concurso no Instituto Federal Baiano para professora instrutora de libras, mas até o momento aguarda ser chamada.
Porém ela não pensa somente nela, e sim na quantidade de surdos no Estado da Bahia, segundo o senso de 2000 IBGE possui 477.270 sendo 2.062 somente em Conceição do Coité.
Mas quem está preocupado com isso? Eis que esse foi um dos motivos que a influenciou a tomar essa atitude e se inscrever nesse concurso nacional, para fazer o pedido diretamente ao governo da Bahia e as universidades que urgentemente instituam no estado um curso de letras libras, assim surdos e ouvintes poderão realizar os seus sonhos.


Por Dalney Teles.

Nenhum comentário: