sábado, 2 de julho de 2011

Valdice é obrigada a construir UPA e Central de Regulação de Jacobina



Prevaleceu a vontade popular: em decisão datada do dia 20 de junho de 2011, o Juiz de Direito Bel. Hosser Michelangelo Silva Araújo ordenou ao Município de Jacobina a imediata construção do aparelhamento necessário a instalação do sistema de urgência e emergência de Jacobina e dos dezessete municípios da macrorregião da Cidade do Ouro.
A decisão se deu a partir da manifestação popular, em duas ocasiões, em que mais de vinte mil pessoas saíram as ruas para reclamar a observância dos seus direitos no que tange a saúde, em mega passeatas promovidas pelo Movimento Jacobina Agoniza.
Por insistência dos membros do Movimento, o Ministério Público ajuizou ação que agora obteve sábia decisão do eminente Juiz.
É sabido que a assistência a saúde pública é extremamente deficiente em Jacobina. Filas enormes, pagamentos de exames básicos, antes gratuitos, falta de profissionais e equipamentos adequados, dentre outras deficiências, tem levado a população de Jacobina, em especial, as mais humilhantes situações. Há também os interesses mercantis na área . Esses interesses podem ser prejudicados com a instalação do sistema de urgência e emergência em Jacobina. O rio de dinheiro pode correr com menos intensidade...
Também é certo que a prefeita Valdice Castro, que antes se dizia contra o Samu, ao qual chamava de “ambulânciazinhas pintadas de vermelho”, resolveu, de forma oportunista, mudar de opinião e foi buscar as tais “ambulânciazinhas”. Elas estão aqui no município, servindo realmente de “ambulânciazinhas”. Um exemplo? Há alguns dias uma jovem senhora desceu de uma ambulância do Samu, andando, queixando-se apenas de uma certa tontura.
Atendimentos iguais a este acima citado desvirtuam o verdadeiro sentido do Samu. Ele é feito para prestar assistência a acidentados de trânsito, pessoas vítimas de infartos e AVCs, etc e tal. Mas na confusão existente no governo da “transformação”, eles que criticavam e tratavam de forma pejorativa o serviço indispensável do Samu, agora o transformam num serviço de ambulância qualquer. Basta uma tonturinha passageira...
A prefeita Valdice, habituada a perpetrar abusos, já que se comporta como “dona” de todo poder pensou que transformaria as ambulâncias do Samu em um brinquedinho particular do seu mandato. O serviço do Samu com Valdice teria, segundo ela própria, de ser “local”. Reles piada agora provada pela ação do MP e da decisão do muito digno Juiz de Direito que deu o comando.
Daqui pra frente é esperar e contar os dias. Caso desobedeça a ordem da Justiça (prepotência suficiente para isso ela tem), ou não haja uma decisão em contrário, Valdice Castro terá 90 dias para implantar o serviço para a macrorregião de Jacobina. Afinal, O Samu tem de ser regional, não local. Local só na mente ultrapassada da prefeita e seus diletos e mais chegados coligados.
O certo é que o povo venceu. Todo poder emana do povo e por ele e para ele deve ser exercido. Pior para os políticos que pensam que o poder transitório dado pelo povo é suficiente para lhes subir a cabeça e transformá-los em verdadeiros déspotas arrogantes e patéticos, insistindo em rodar na contramão da história.

Samu, UPA, Lacen e Central de Regulação: Justiça dá prazo para o casal do DEM implantar aqui o programa de saúde do governo federal

Por Angeo Rosa

Nenhum comentário: