segunda-feira, 11 de julho de 2011

Governador vem com tudo para as Eleições 2012, diz Robson Almeida

'O cenário é de mudança, de fortalecimento do projeto do governador, o que vai refletir nas opções de candidatura. Wagner não exclui a possibilidade de outras candidaturas, que possam surgir na base de governo'

No dia 27 de abril de 2011, a Assembleia Legislativa daaprovou a criação da Secretaria e do ConselhoComunicação Social da Bahia, que terá caráter consultivodeliberativo em relação às políticas públicas de comunicação no estado. O secretário de comunicação da Bahia, Robson Almeida conversou na manhã destasegunda-feira (11), com o radialista Dilton Coutinho sobre a importância da criação da secretaria e as Eleições 2012. Bahia (ALBA) de e
Secretario Robson Almeida, a secretaria de comunicação está funcionando plenamente?
Conseguimos uma mudança muito grande na área de comunicação com a transformação da Assessoria Geral de Comunicação em Secretaria de Comunicação. Com isso, um fortalecimento, porque aumenta a estruturaadministrativa e a capacidade de levar informação para a sociedade, que é a nossa função. Estamos estruturando e organizando a secretaria para poder realizar um bom trabalho.

Quais as mudanças com essa mudança de assessoria para secretaria?
Além do aumento da forçatemos agora também a integração do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), o que vai aumentar a capacidade de produzir mais conteúdo sobre o estado, contemplando o interior, mostrando a Bahia para os baianos?


Em relação aos cargos, quais as mudanças?
Teremos um aumento no número de cargos. Antes, estávamos vinculados à Casa Civil, que é outra secretaria. Com a criação da secretaria de comunicação, teremos que fazer toda a estrutura administrativa, financeira e orçamentária.

O que é e qual o objetivo do Programa Pacto pela Vida?
Esse é o principal programa governamental desse mandato. Como foi o Água para Todos e o Programa Todos pelaAlfabetização (TOPA) no primeiro mandato. O Pacto pela Vida é um programa de segurança que reúne experiênciasbem sucedidas de outros estados, como o Policiamento Comunitário no Rio de Janeiro, o Departamento de Homicídios de São Paulo, o Programa de Gestão de Pernambuco, dentre outros. É um programa que vai mudar a forma de fazer segurança pública no Estado. Serão estabelecidas metas de redução de crimes e os profissionaisserão monitorados diretamente pelo governador. Esses profissionais serão premiados e, onde as metas não forematingidas, haverá mudança de comando.
Como será feita essa mudança de Gestão?
Pacto vem de união. Com o Pacto pela Vida, teremos uma relação direta com a sociedade. A filosofia moderna da política de segurança concebe que é impossível ter um ambiente de paz sem a participação da sociedade. Temos que resgatar os valores de família, a educação doméstica, criar um processo de orientação das crianças e jovens em relação às drogas. A sociedade também tem que fazer a sua parte. Esse é um projeto que reúne o Executivo Estadual, o Tribunal de Justiça, a Assembleia Legislativa, o Ministério Público. Serão contratados 3.500 policiais militares, 150 policiais civis, além de concurso para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e a aquisição de mais 500 veículos para a tropa.
Como será a estrutura do Pacto Pela Vida no interior do Estado?
Esse é um dos desafios do Programa, reforçar a segurança no interior. Temos assistido a evolução do número de ocorrências criminais associado às drogas e encontrar soluções viáveis para esse problema.

Falando de política, Jaques Wagner anunciou Nelson Pelegrino e Zé Neto como candidatos. Ele vem com tudo nas Eleições 2012?
Acredito que esses dois nomes são bem habilitados para essa tarefa. É uma disputa para valer, para criar as condições de um debate para a sociedade. Tanto Nelson quanto Zé Neto possuem experiência e são dois grandes nomes para fazer a disputa. O cenário é de mudança, de fortalecimento do projeto do governador, o que vai refletir nas opções de candidatura. Wagner não exclui a possibilidade de outras candidaturas, que possam surgir na base de governo. No momento temos esse desenho, mas o processo vai se construindo aos poucos. No primeiro turno, é que se tenha quatro candidatos. O ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, manifestou a vontade de se candidatar. É natural que o atual prefeito seja candidato, Zé Neto e Colbert Martins, que é uma liderança importante. O candidato que representar a base do governo, terá o apoio do governador.
Então, o governador vai com tudo para as Eleições 2012?
Essa é a vontade dele, participar da candidatura e da campanha nas cidades mais importantes da Bahia.
Acorda Cidade

Nenhum comentário: