sábado, 11 de junho de 2011

Greve das universidades poderá chegar ao fim esta semana


Em mais uma Mesa Setorial com representantes do Governo, o comando de greve da UNEB, em conjunto com as demais ADs, tensionou para que o Governo recuasse nas negociações e o movimento arrancasse mais vitórias.

Segundo os representantes da ADUNEB na Mesa Setorial, a reunião foi tensa e em alguns momentos paralisada para que o Governo e o movimento docente pudessem analisar as propostas internamente. O Governo agendou uma primeira reunião para discutir soluções sobre o Decreto 12.483/11. Se assim acordado, a primeira ocorrerá no dia 20 de junho e contará com a presença do Fórum dos Reitores, Fórum das 12 (professores, estudantes e técnicos) e de representantes da SAEB, da SEC e da SERIN. Além disso, o Governo alterou sua proposta de reuniões trimestrais sobre o Decreto para reuniões bimestrais, sem prejuízo da realização de reuniões extraordinárias.


O Governo também retirou, no item 2 do Termo de Compromisso sobre o Decreto, a vaga expressão “Definição do modelo de encaminhamentos” em relação ao encaminhamento dos processos de promoção, progressão e mudança de regime de Trabalho, conforme solicitação do Movimento Docente. O texto foi substituído por “tramitação dos processos de afastamento para pós-graduação, progressão, promoção e mudança de regime de trabalho dos docentes com início e conclusão no âmbito de cada universidade”.  Ao propor essa redação, o movimento docente reafirmou a necessidade de cumprimento do Estatuto do Magistério Superior que estabelece a tramitação desses processos sem qualquer ingerência do Governo.


A partir das discussões na Mesa Setorial, o Governo enviou por email, a proposta oficializada que deverá ser analisada pela categoria nas suas respectivas assembleias. A Assembleia Geral da UNEB ocorrerá na próxima terça-feira (14/06), às 13:30, no teatro UNEB
(veja aqui o Edital). A depender das indicações das Assembleias sobre a nova proposta, o Governo se prontificou a assinar o Acordo na quarta-feira (15/06).

Conheça as propostas do Governo que será avaliada em assembleia (clique nos títulos):


- Sobre o Acordo Salarial
- Sobre o Decreto
Aduneb

Nenhum comentário: