terça-feira, 7 de junho de 2011

Amauri Teixeira realiza sessão solene em homenagem ao dia da África

Por iniciativa dos Deputados Amauri Teixeira (PT-BA), Benedita da Silva (PT-RJ), Luis Alberto (PT-BA) e Valmir Assunção (PT-BA) a Câmara promove hoje sessão solene em comemoração ao Dia da África (25 de maio).

A data marca a criação em 1963, na Etiópia, da Organização da Unidade Africana (OUA), que era para promover a solidariedade e a unidade dos estados africanos, defender sua soberania e erradicar todas as formas de colonialismo existente na África. Em 2001, a OUA foi transformada na União Africana (UA), e foi criado o Parlamento Pan-Africano.


O objetivo da sessão é homenagear a contribuição dos povos africanos na construção da identidade brasileira e discutir ações para ampliar as políticas de inclusão no Brasil.


“Os poderes Executivo, Judiciário e, sobretudo, o Legislativo têm o desafio de criar dispositivos jurídicos capazes de promover a integração das populações descendentes de africanos no seu processo produtivo e, assim, repararmos a violência histórica à qual essa população foi submetida durante 358 anos em nosso País”


Diversos segmentos da sociedade civil, assim como vários representantes de órgãos públicos e de embaixadas de países africanos participam da sessão.

Amauri Teixeira coloca que não é possível pensar o Brasil sem levar em conta a influência negra, pois suas marcas estão impregnadas nos nossos traços físicos, na nossa cultura, um dos ritmos mais importantes da nossa música é, por exemplo, o samba, nossa culinária e na religião que talvez seja a mais marcante e decisiva herança da mãe África, assim estamos vinculados positiva e diretamente ao Continente Mãe.

Da assessoria do deputado Amauri Teixeira

Nenhum comentário: