sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Falo e escuto, ou falo e não escuto?

Por Renilson Silva Pinto

Conversar é uma necessidade que todos têm. A conversa propicia uma boa compreensão daquilo que ouvimos.
 O mundo moderno exige de nós o máximo possível de atenção. São pessoas que precisam acordar cedo para trabalhar, levar os filhos na escola, pagar contas mensais, fazer compras em supermecado. Problemas!? As pessoas acostumara-se a conviver com eles. Quem não tem problemas por menores que sejam? Quem não fica estressado quando passa muito tempo numa fila, ou quando fica muito preso  num congestionamento quilométrico? Ao invés de estarmos gastando nossas energias com brigas banais em trânsito, vamos sentar e "jogar" conversa fora, falar sobre o que acha da vida, do país, do sistema político. Não vamos deixar que a ignorância tome conta de nós. Falar e ouvir são essenciais para o bom desenvolvimento e a formação de um povo, pois um está ligado ao outro. Se falamos, ouviremos nós mesmo, claro que o próximo também.

Os filhos não escutam os conselhos de seus pais. A conversa no meio familiar está extinta, ainda mais agora com o acesso à internet. Conversas sobre sexo, drogas e violência é comum: sexo se  um dia foi tabu, já não é mais, violência, já estamos acostumados e drogas usa quem quer e quem tem consciência.

O diálogo proporciona sensação de liberdade, de desabafo. Se passamos por um problema do qual tira o nosso sossêgo como saúde, uma crise financeira ou na vida pessoal, ou se não gostamos de um ato cometido por um próximo ou se acha errado o que acontece no país o melhor seria uma boa conversa. Com tantos problemas a sociedade deixou pra trás aquele sofrimento psicológico de ocultar-se, de não expor seus pensamentos, suas ideias e seus palpites.

Falamos... Falamos e não pensamos se quem está ouvindo não passa pela mesma situação que nós ou pior, se ela não quer falar também. Aí vem aquelas perguntas que não surgem em nossa consciência, naquele momento: Será que estou ouvindo o meu próximo? Será que ele está me escutando? Não damos o mínimo nem o máximo para os outros. Estamos sendo hipócritas demais, deixando com que omitam suas opiniões e não dando a chance deste se manifestar.

Alguém precisa falar. Alguém precisa escutar. Ás vezes temos que nos calar e só ouvir. Temos que saber escutar, para que assim, sejamos compreendido. Vamos imaginar o desespero de um surdo-mudo, que não pode expressar seus sentimentos e emoções por palavras, apenas por gestos, não saberemos certamente o seu modo de pensar, sua opinião sobre determinado assunto ou alguém, merecem toda a nossa atenção, mesmo que seja difícil para entendê-las.

Hoje em dia, não dar para ficar calado, só escutando. Na atualidade, novos problemas psicológicos tomaram conta das pessoas, a exemplo do "stress", que faz com que as pessoas percam a cabeça e ajam com ignorância. Há ainda quem recorra a profissional capaz de ouví-las, compreendê-las. Submetem-se a múltiplas sessões de avaliação, ao entrar numa sala especial, onde lá, sentam-se numa poltrona confortável, chamada Divã. Neste momento esquecem-se do mundo lá fora, e relata para o Psicanalista, toda a sua vida. Será que esse desconhecido é capaz de opinar sobre o que acontece com seu cliente?
Falar e compreender faz parte do nosso relacionamento interacional. Escutar também.

5 comentários:

Karen Meneses disse...

Gostei do texto, mas não entendei o que desejava passar, sua opnião não ficou clara.

Rafael Guimarães disse...

Baseado em que você escreveu esse texto? seu blog é de notícias ou conselho amoroso?

Amanda Carvalho disse...

Gostei muito do texto! Mas poderia embasar melhor suas afirmações. "Submetem-se a múltiplas sessões de avaliação, ao entrar numa sala especial, onde lá, sentam-se numa poltrona muito confortável, chamada Divã. Neste momento esquecem-se do mundo lá fora, e relata para o Psicanalista, toda a sua vida. Será que esse desconhecido é capaz de opinar sobre o que acontece com seu cliente? Indiretamente sim, mas pessoalmente não. Não convivem com a mesma, não sabem o que elas passaram, se sabe é porque ouviu, mas não viu" esta parte ficou perdida. o que quis dizer? está narrando uma análise?

Roberto Aguiar disse...

Péssimo texto! sem estrutura, sem organização nenhuma. As ideias são vagas.

Tente melhorar!

Carla Alves disse...

Boa tarde, gostei de seu texto. Sou responsável pela seleção de cronistas para um portal. Caso esteja interessado, entre em contato.

Grata
Carla Alves

alvesflor@globomail.com