terça-feira, 19 de julho de 2011

Mais de 2 mil vagas abertas para cargos em Brasília

Não é só por ser o centro decisório do País que Brasília é a capital nacional dos concursos públicos. Além de concentrar órgãos e empresas governamentais, tem boa parte da economia voltada para servidores e aspirantes a uma vaga no setor. Muitos concursados, estudantes de direito e  candidatos se preparando para um certame fazem com que a cidade respire concurso.
De acordo com o Boletim Estatístico de Pessoal do Ministério do Planejamento, do  total aproximado de 600 mil servidores  ativos no Poder Executivo, o Distrito Federal é o local de lotação de mais de 60 mil – aproximadamente 10% - enquanto toda a Bahia tem cerca de 19 mil funcionários.
A capital federal fica trás apenas do Rio de Janeiro, que tem mais de 100 mil servidores. Essa diferença, entretanto, tende a diminuir, assegura o professor Wilson Granjeiro, dono de cursos preparatórios para concursos em Brasília. “O número de aposentadorias na antiga capital do País e o aumento das agências de regulação, por exemplo, já modifica este cenário”.

Outros fatores, além da oferta maior de vagas, tornam a cidade ainda mais atraente para os “concurseiros”. Por ser sede da maioria dos órgãos e empresas vinculadas ao Poder Executivo, os salários também tendem a ser maiores.
Segundo a pesquisa de emprego e desemprego do Departamento Intersindical de Estudos Estatísticos e Socioeconômicos (Dieese) de 2010, a média dos salários de servidores públicos federais em Brasília é campeã – quatro vezes maior do que na iniciativa privada, enquanto a média brasileira é duas vezes maior.
Enquanto um servidor recebe, em média, R$ 4.583 no Planalto, em Salvador a média  é de R$ 2.050. Por tudo isso, Brasília é um  alvo cada dia mais visado por quem busca bons salários e estabilidade.

As áreas mais beneficiadas por vagas em órgãos públicos no Distrito Federal são direito e administração, mas diversas profissões têm mais e melhores chances na capital, em postos para nível médio e analista com exigência de qualquer formação superior.

Nenhum comentário: