Cientistas suecos afirmam que reprimir lembranças --entre elas, as ruins-- por muito tempo pode fazer com que as esqueçamos completamente. Mais: o cérebro é capaz de ser treinado para realizar tal feito.
Essa é a conclusão da pesquisa realizada  por uma equipe da Universidade Lund, na Suécia. Segundo ela, o domínio  da "técnica do esquecimento" seria útil às pessoas que sofrem de  depressão ou de estresse pós-traumático.
Os pesquisadores recorreram a scanners para  monitorar as partes do cérebro que se tornaram ativas quando  voluntários tentaram esquecer uma lembrança. Eles também identificaram o  exato momento em que a memória é "apagada".
Essas descobertas ajudam a entender mais sobre o processo de arquivar --ou, no caso, extinguir-- acontecimentos do passado.
O autor do estudo, Gerd Thomas Waldhauser,  explica: "Quanto mais informação é suprimida, maior é a dificuldade para  recuperá-la. Se as memórias forem suprimidas por um período de tempo  mais longo, será extremamente difícil recuperá-las."  
Bol

Nenhum comentário:
Postar um comentário