domingo, 17 de julho de 2011

Bahia criará 50 mil vagas de emprego com a Copa do Mundo

Segundo o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da cidade de Salvador (SHRBS), 10 mil desses empregos serão no setor de turismo.

No que depender das perspectivas dos órgãos oficiais, não vai faltar emprego para os baianos até 2014, quandosediará jogos da Copa do Mundo. De pedreiros a cozinheiros, a expectativa da Secretaria Especial da CopaSecopa) é de que 50 mil novos empregos diretos e indiretos sejam gerados para receber bem os visitantes. Salvador (
“As vagas contemplarão desde as obras de construção da Arena como também as intervenções de mobilidadeurbana, além dos serviços ligados à hotelaria, saúde, segurança, tecnologia, interiorização do evento no estado e também para serviços temporários”, informa a Secopa.  
Garçons, barmans, recepcionistas, monitores, condutores de veículos e guias de turismo são os que terão maisdisponibilidade de vagas na temporada, com mais chances para aqueles que falam outros idiomas. Segundo o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da cidade de Salvador (SHRBS), 10 mil desses empregos serãosetor de turismo graças à perspectiva de aumentar de 35 mil para 45 mil a disponibilidade de leitos em Salvador. Somando-se às 15 mil camas existentes no Litoral Norte e Região Metropolitana, a Bahia terá uma oferta de 60 mil leitos. no
Apesar de prever tanta fartura, o fantasma do apagão na mão de obra ronda os bancos de empregos. No setorturístico, por exemplo, é grande a preocupação quanto à falta de profissionais qualificados para atender a um públicotão diferenciado que está por vir. “Há vagas  em todos os setores, mas não pessoas com qualificação para ocuparpontua o presidente do SHRBS, Sílvio Pessoa. as vagas”,
Um retrato dessa realidade preocupante são os quadros de funcionários das grandes redes hoteleiras que operamaqui na Bahia. “ Muitas delas  estão trazendo profissionais de outros estados e até da Europa, porque aqui nãoencontram pessoas com qualificação para os cargos de nível gerencialOs baianos, infelizmente, estão sendoaproveitados nas funções que estão na base da pirâmide social”, alerta Pessoa.
As atividades em alta
Garçom;
Barman;
Monitor;
Recepcionista
;
Condutor
de veículos;
Guia
de turismo;
Executivo
da área de eventos;
Receptivo
;
Administradores
para o setor hoteleiro.
Cursos na área fecharam as portas

Apesar de sua posição privilegiada no cenário turístico nacional, a Bahia não possui instituições de ensino superior suficientes para dar suporte às necessidades do mercado. Se cerca de dez anos havia mais de 50 cursos de Turismo, Hotelaria e Gastronomia no estado, mais da metade deles fechou as portas, segundoSindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da cidade de Salvador (SHRBS).
Para Luisa Talento, coordenadora do curso de Gastronomia da Unifacs,
com a realização da Copa, a tendência é que esses cursos voltem com força total. “O mercado precisa  ser bemqualificado. Um turista mal atendido não volta mais aqui, mas se ele é bem recebido, ele gosta, vem de novo e traz a família e os amigos”, analisa.
Luisa comenta que até para quem não pode fazer um curso superior existe alternativa de capacitação. “Existemcursos profissionalizantes de curta duração, inclusive gratuitos. Mas um curso superior é sempre um diferencial. Fazer um turista degustar um prato regional bem feito, com qualidade e segurança alimentar nos diferencia na ofertanossos serviços”, ressalta Luisa Talento. 

  As informações são do Correio.

Nenhum comentário: