terça-feira, 7 de junho de 2011

Opinião: CPI do São João



Dominguinhos, sucessor do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, não vai participar da programação do São João 2011 de Pernambuco.
Ficou de fora, não foi convidado, não vai tocar nem aparecer.
Para quem não entende de tradições juninas, Dominguinhos fora do São João é o mesmo que o Papai Noel não dar o ar da graça no Natal ou a Mangueira não participar do carnaval do Rio.
- Calma, disseram os prefeitos das cidades pernambucanas, vai ter Banda Calypso, Garota Safada e Fábio Júnior. Pra quê esse estresse?
- Oi?
Bom, então já que queimaram a tradição na fogueira, proponho mudar também o nome da festa. Pode ser festa de São Chimbinha, ou quem sabe festa do Santo Protetor dos Patrocínios.
De São João é que não é. Pelo menos não mais em Pernambuco, berço do forró pé de serra, do xote, xaxado e baião. O coitado do Gonzagão deve estar se revirando no túmulo e pensando: “Eu perguntei a Deus do céu, ai, por que tamanha judiação”.
Do jeito que está, vamos dançar fandango no carnaval e, no lugar de milho, vamos assar acarajé na fogueira de São João.
Se for verdade que quando um povo quer dominar o outro, impõe sua cultura, somos oficialmente um povo dominado. Por todos os outros, inclusive.
As quadrilhas já há muito perderam suas características. Agora são estilizadas, ensaiadas, comercializadas. Ok, a gente foi deixando passar, afinal, aumenta o ibope, os comerciais, os patrocínios.
Mas tirar a música do São João do próprio São João é demais da conta. Assim, a Asa Branca tem toda razão de bater asas do Sertão!
Por esses dias, a prefeitura de Caruaru tentou se redimir com Dominguinhos e convidou o cantor para o São João de 2012.
- Não tá muito cedo, não?, perguntou o cidadão humildemente.
- É que não pode deixar de ter Chiclete com Banana!
Eu, se me perguntarem, sou de antigamente, vintage (na linguagem da moda). Gosto das coisas como manda a tradição. Podem me chamar de antiquada.
É muito pedir que o São João seja, sei lá....São João?
Téta Barbosa é jornalista, publicitária, mora no Recife.




Nenhum comentário: