sábado, 11 de junho de 2011

Enem 2011 registra 6,2 milhões de inscrições

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 se encerraram às 23h59 da sexta-feira com 6,2 milhões de candidatos. O total de inscritos este ano vai de encontro a meta de 6 milhões estabelecida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia responsável pelo exame. Além disso, o número é recorde. No ano passado, cerca de 4,6 milhões de pessoas se inscreveram na prova nacional. O Enem 2011 será aplicado entre os dias 22 e 23 de outubro, sempre às 13 horas, horário de Brasília. No primeiro dia de prova (22), os candidatos responderão a questões de ciências humanas e ciências da natureza. Já no segundo dia (23), é a vez das provas de matemática, linguagens (português e língua estrangeira) e uma redação.
O Enem é requisito para cadastrar-se no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) que seleciona estudantes para universidades federais e estaduais, além de institutos de educação superior. No início deste ano, o SiSU distribuiu 83.125 vagas em 83 instituições, recebendo mais de 1 milhão de inscrições.
No segundo semestre deste ano, serão ofertadas 26.336 vagas em 48 instituições e as inscrições começam dia 15 de junho. Os interessados em uma bolsa do Programa Universidade Para Todos (ProUni) ou um financiamento estudantil por meio do Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior (Fies), também precisam realizar o Enem.
Justiça - Minutos após as aberturas das inscrições do Enem, a prova já se tornava, mais uma vez, protagonista de uma disputa judicial. No dia 23 de maio o procurador da República Oscar Costa Filho ajuizou uma ação civil pública para que o edital do Enem permita que os candidatos tenham o direito de reclamar das notas da prova. A falta de transparência na correção das provas e da redação provou revolta dos candidatos no ano passado.
Outro item do edital do Enem 2011 também chama atenção dos candidatos. De acordo com as regras do jogo, antes de iniciar a prova, o candidato deverá verificar se seu caderno de questões contém algum defeito gráfico que impossibilite a resolução do exame. Ou seja, de acordo com o Inep, será de responsabilidade do aluno assegurar que a prova não traz erros de impressão, como foi visto nos cadernos amarelos no ano passado, erro que prejudicou cerca de 10.000 estudantes.

Nenhum comentário: