quinta-feira, 23 de junho de 2011

Conheça a programação da transmissão do São João pela TVE

Piemonte da Diamatina também na TVE BA

Com mais de 20 horas de programação temática, o projeto Nosso São João 2011, que orienta as ações da TVE Bahia relacionadas às festas populares do mês de junho, levará ao espectador transmissões ao vivo, documentários, programas especiais, uma série de programetes e uma cobertura jornalística qualificada em Salvador e diversos outros municípios.
O Portal do IRDEB também entra na festa e no clima do São João! Veja todos os shows ao vivo da capital e do interior, interaja com nossos apresentadores, responda nossas perguntas, confira nossas matérias especiais, notícias e muita informação sobre a maior festa da Bahia.
Assista nossa programação especial e os shows ao vivo. Clique aqui.
Programação:
As transmissões ao vivo começam nesta sexta-feira (17/06), a partir das 20 horas, com as atrações musicais programadas para o Terreiro de Jesus, em Salvador: Gilberto Gil, Targino Gondim e Cangaia de Jegue. No sábado, também no palco do Terreiro e no mesmo horário as atrações serão: Elba Ramalho, Carlos Pita e Forrozão.
Durante o período de 23 a 26 de junho, além da cobertura ao vivo diretamente do Terreiro de Jesus, a emissora transmite a festança de Cruz das Almas (23/06), Cachoeira ( 24 e 25/06) e Amargosa (26/06), com toda a vibração dessas comunidades, concursos de quadrilhas e shows de Alceu Valença, Genival Lacerda, Paula Fernandes, Estakazero, Oswaldinho do Acordeon, Cacau com Leite, Del Feliz e outros nomes.
No próximo domingo (18/06), ganha destaque na programação o Especial TVE, com o documentário Mandioca – A Raiz do Brasil, que vai ao ar às 19 horas. Dirigida por Ângela Machado, a produção tem uma hora de duração e aborda, sob vários aspectos, a importância da mandioca para o país desde o período colonial até a atualidade.
Na mesma data, às 18 horas, o TVE Memória Festas Juninas resgata preciosidades do Centro de Documentação da emissora e mostra reportagens sobre as tradições juninas e performances musicais de, entre outros, Reginaldo Rossi, Calypso, Fala Mansa, Calcinha Preta, Aviões do Forró e Sandro Becker.
Um novo episódio da série será exibido nos dias 23 (quinta, 22h) e 26 (domingo, 18h), com reportagens sobre a devoção aos santos juninos – Santo Antônio, São João e São Pedro – e números musicais de Dominguinhos, Gereba, Raimundo Sodré, Tânia Alves, Elba Ramalho, Neojibá e outras atrações.
Durante todo o período junino, os telejornais TVE Revista (segunda a sábado, 12h18) e TVE Notícias (segunda a sexta-feira, 19h03) dedicam reportagens e entrevistas ao tema.
Outro destaque é a serie de programetes inéditos, que poderão ser vistos nos intervalos da programação e durante as transmissões ao vivo, mostrando as singularidades dos festejos em mais 11 municípios: Nova Fátima, Serrolândia, São José, Pé de Serra, Capela, Mairi, Maracajuba, Baixa Grande, Ipirá, Gavião e Pintadas.
A equipe de jornalistas envolvidos na transmissão inclui Patrícia Narriman e Robson do Val (âncoras), Gustavo Castelucci (reportagem no Terreiro de Jesus), Glauber Moraes (reportagem em outros bairros de Salvador) e Igor Baraúna (reportagem em Cachoeira, Cruz das Almas e Amargosa).
O ator Psit Mota, que costuma protagonizar quadros de humor durante as transmissões carnavalescas, marca presença no Nosso São João 2011 com toda a descontração de seus tipos cômicos.
No total, 80 profissionais foram mobilizados para viabilizar a operação, que contará com dez câmeras. “Mais do que exibir shows, canalizamos os esforços para mostrar a tradição, valorizando a reportagem, a participação popular, os aspectos históricos e o significado das festas juninas para a cultura baiana”, afirma Walter Silveira, diretor de programação e conteúdo do Irdeb (Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia).

Nenhum comentário: