sábado, 28 de maio de 2011

Urgente:Samu de Jacobina não passa em seu primeiro teste

Equipe do SAMU de Jacobina

Nos primeiros minutos deste sábado, 28, um grave acidente na pista em frente ao Parque de Exposições de Jacobina deixou apavoradas dezenas de pessoas que estiveram no local.
O mototaxista Valternei Santos da Silva, 28 anos, conhecido como “Nei”, morador à Rua Santo Inácio, bairro do Leader, bateu frontalmente com uma placa de sinalização que fica no entroncamento do contorno dos bairros Caeira, Mutirão e Catuaba quando trafegava com uma moto XTZ de cor vermelha. O impacto foi forte, o rapaz teve traumatismo craniano e pediu ajuda a pessoas que passavam pelo local.
Várias pessoas ligaram para o serviço 192 do Samu de Jacobina e a ligação caía na central de Senhor do Bonfim. Inconformadas, elas ligaram para o Hospital Antonio Teixeira Sobrinho, onde ficam as ambulâncias do serviço de urgência e foram informadas que não estavam funcionando, não tinha médico de plantão e as pessoas foram orientadas a procurar o Hospital Regional Vicentina Goulart.
Sem opção de víiculo apropriado para remover o acidentado até o hospital para atendimento médico, foi acionada uma viatura da Policia Militar que fez o transporte do rapaz até o Regional. Lá chegando, o atendente informou que o médico de plantão, Dr. Vagner Baltazar, estava descansando e iria chamá-lo; com a demora do médico, algumas pessoas se desesperaram e clamaram que o profissional viesse atender o acidentado com urgência, pois este sentia muitas dores e poderia morrer caso não tivesse os primeiros-socorros médicos.
Depois de um longo tempo de espera, o médico plantonista apareceu e logo foi dizendo que o rapaz teria que ser transferido, sem ao menos avaliar o seu estado clinico. Minutos antes, uma parturiente foi atendida pelo médico e disse que ele a atendeu mal, pois estava com mau-humor.
"Até quando nós veremos nossos irmãos jacobinenses morrendo por falta de estrutura e investimentos na saúde do município? Para que ter duas ambulâncias equipadas em frente de uma unidade hospitalar se o serviço não funciona quando a população precisa dele?", pergunta um amigo da vítima em busca de solução para o caso.
Detalhe: o médico plantonista do Hospital Antonio Teixeira Sobrinho não deu plantão alegando estar doente, porém foi visto em trabalho de necropsia no mesmo dia no Departamento de Polícia Técnica da cidade, onde ocupa o cargo de médico legista.
É necessário que o Ministério Público interceda em prol do povo.
Onde estava a equipe de profissionais que aparece na foto divulgada pela Prefeitura? Com a palavra as autoridades “responsáveis” pela saúde municipal em Jacobina.O Povo Quer Saber

Nenhum comentário: